otOPLASTIA
A otoplastia, ou cirurgia de orelha, procedimento indicado para melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas, além de corrigir a popular “orelha de abano”. A cirurgia tem como objetivo corrigir as alterações estéticas das orelhas, proporcionando uma aparência mais harmônica ao rosto.
Dúvidas frequentes
A otoplastia pode alterar:
- A forma;
- A posição;
- A proporção da orelha.
Com isso, podemos reduzir o tamanho e fazer várias correções, como de assimetria, do rasgo no Lóbulo, de alguma deformidade e da saliência em um ou ambos os lados, situação conhecida como orelha de abano
A idade mínima para a realização da otoplastia é por volta dos 6 anos, idade em que a orelha para de crescer. Quando feita na infância, a cirurgia tem a vantagem de evitar traumas e apelidos indesejáveis que ocorrem com mais frequência na fase escolar.
Porém, é muito comum a realização em adolescentes e adultos também.
A incisão cirúrgica é realizada na parte de trás da orelha, em local de que torna a cicatriz praticamente imperceptível.
O queloide é uma condição determinada geneticamente, por isso, se o paciente tem esse tipo de histórico é fundamental avisar o cirurgião plástico para que seja possível estimar os riscos de uma cicatrização ruim e tomar as medidas preventivas necessárias. Caso ela se desenvolva, saiba que há tratamentos para corrigir posteriormente.
Felizmente, o mais comum é uma cicatrização de ótima qualidade e quase imperceptível, escondida na dobra atrás da orelha.