ritidoplastia • lifting facial
O lifting facial, também chamado de ritidoplastia, é a cirurgia plástica que tem como objetivo diminuir os sinais do envelhecimento no rosto e pescoço.
A cirurgia diminui as rugas do rosto e pescoço, reduz a flacidez da pele e remove o excesso de gordura do rosto, dando um aspecto mais jovem e bonito a face.
Dúvidas frequentes
Por se tratar de um procedimento para eliminação da flacidez e das rugas da face, a cirurgia plástica de rejuvenescimento é indicada a paciente com grau elevado de envelhecimento da face, sendo mais comum após os 50 anos. Entretanto, pessoas que não mantêm uma rotina de cuidados diários da face e apresentem acentuado envelhecimento antes dos 50 anos, a cirurgia também pode ser indicada.
O lifting é realizado quando a pessoa deseja corrigir:
- Rugas profundas, dobras e marcas de expressão;
- Pele flácida e caída sobre os olhos, bochechas ou pescoço;
- Rosto muito fino e acúmulo de gordura no pescoço com pele caída;
- Papada e pele frouxa sob a mandíbula.
As cicatrizes deixadas pelo lifting facial são pouco visíveis porque ficam cobertas pelo cabelo e no contorno das orelhas.
Além disso, a cicatriz vai mudando de cor, sendo que inicialmente é rosa e posteriormente torna-se semelhante à cor da pele o que a torna praticamente imperceptível.
A técnica promove um levantamento do rosto, ameniza consideravelmente os vincos e resgata e aprimora os contornos faciais.
Seus principais benefícios são:
- Minimização da flacidez facial;
- Reposicionamento da musculatura facial;
- Diminuição significativa de rugas e linhas de expressão;
- Cicatriz pouco perceptível;
- Procedimento duradouro;
- Rejuvenescimento nítido no rosto do paciente.
A resposta ao questionamento é: sim! Anteriormente a metodologia cirúrgica apenas esticava a pele do paciente para conseguir o efeito lifting. Hoje, os cirurgiões reforçam as estruturas da musculatura e retiram apenas a pele excedente, deixando quase que imperceptível que o paciente foi submetido a uma ritidectomia, ou cirurgia plástica da face.
Para esse efeito natural, é necessário destreza do cirurgião plástico que avaliará criteriosamente a estrutura facial em busca de um resultado harmônico na face do paciente. Logo, procure por um cirurgião devidamente habilitado para realização do lifting facial.