RINOPLASTIA
A rinoplastia, também conhecida como cirurgia de nariz, é a cirurgia plástica que tem como objetivo melhorar a aparência e as proporções do nariz.
Além da busca por uma aparência mais harmônica, a rino é feita para resolver problemas respiratórios. Ou seja, também tem o objetivo funcional tratando desvio de septo e adenoides (carne esponjosa), quando necessário.
Dúvidas frequentes
Existem várias formas de exercer um procedimento cirúrgico no nariz e estão associados ao objetivo e finalidade de cada paciente, incluindo:
- O tamanho do nariz, em relação a demais estruturas faciais;
- A largura do dorso nasal;
- O perfil do nariz,
- A ponta do nariz, que pode ser grande, caída ou muito arrebitada;
- Narinas grandes, largas ou arrebitadas;
- Assimetria nasal e desvio.
A rinoplastia teve uma grande evolução nos últimos anos, tanto do ponto de vista funcional quanto estético. É comum vermos pessoas que operaram o nariz há algum tempo com o “estigma do nariz operado”, ou seja, rapidamente se identifica que a pessoa foi submetida a cirurgia.
As modernas técnicas de rinoplastia prezam pela manutenção da estrutura funcional do nariz, proporcionando assim um resultado duradouro. Quanto ao resultado estético, essas técnicas visam a modificação das características indesejadas do nariz, mas sempre levando em consideração a harmonia facial. O objetivo final é um nariz esteticamente bonito e sem estigmas.
Praticamente não existem cicatrizes aparentes na cirurgia plástica estética do nariz.
Na rinoplastia, existem dois locais onde podem ser realizadas as incisões. Na técnica aberta, a incisão é realizada na columela (parte mais inferior do nariz), deixando uma cicatriz aparente, que tende a ser muito discreta, ficando
praticamente imperceptível ao longo do tempo. Na técnica fechada, as incisões são todas internas no nariz. O tipo de incisão mais adequado para seu caso será decidido antes da cirurgia.
Não. Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, equilíbrio este que o cirurgião deve observar, a fim de preservar a naturalidade da face. Cada caso é estudado minuciosamente, para que se possa dar ao nariz a melhor forma possível.