ginecomastia
Ginecomastia é a correção cirúrgica do crescimento de mamas de tamanho fora do normal em homens. Ao contrário do que muitos podem pensar, este problema deve-se ao excesso de tecido mamário e não ao excesso de gordura.
Dúvidas frequentes
Antes de fazer a cirurgia de peito masculina, o médico precisa entender qual é o grau de ginecomastia que o paciente tem, pois isso também interfere na técnica escolhida.
Os graus de ginecomastia são:
- Grau 1, onde há um pequeno aumento na região, mas sem sobra de pele.
- Grau 2 acontece a mesma coisa, porém com mais tecido gorduroso.
- Grau 3 ou 4, além do aumento significativo de tecido gorduroso, há glândulas mamárias e excesso de pele.
Não, a cirurgia de mama masculina é algo simples e pode ser feita a partir da adolescência. O procedimento dura entre 1 e 2 horas e a anestesia local é a mais indicada e usada.
Homens que sofrem com aumento de volume nas mamas podem desenvolver a ginecomastia uni ou bilateral.
A Ginecomastia bilateral ocorre quando as duas mamas são afetadas e está mais relacionada a uma causa sistêmica, que afeta todo o corpo, como a obesidade ou o uso de esteroides anabolizantes.
Quando o problema afeta apenas uma mama, é chamado de ginecomastia unilateral. Nela, a causa tende a ser mais localizada, como a alteração na glândula de apenas um lado ou o surgimento de um tumor.
Consulte um médico se você ou seu filho estiver com as mamas maiores do que o normal, principalmente se este aumento vier acompanhado de dor ou inchaço ou qualquer outro sintoma.