mamoplastia de aumento • prótese de silicone
A mamoplastia de aumento, conhecida também como a cirurgia de colocação da prótese de silicone, tem como objetivo aumentar o tamanho dos seios, tornando-o harmônico com o resto do corpo, além de elevar a autoestima e a confiança da paciente.
Dúvidas frequentes
Para saber qual o formato de prótese que mais combina com a paciente, o médico não avalia somente o gosto da paciente em relação à expectativa de resultado, mas também considera algumas características básicas, como:
- A proporção das mamas em relação ao corpo;
- A altura da paciente;
- A largura torácica;
- A medida da base das mamas;
- A quantidade de gordura sob a pele;
- A elasticidade da pele das mamas;
- A anatomia e o tipo físico.
E se engana quem pensa que todos os formatos de prótese de silicone ficam bem em todo mundo, pois cada pessoa tem um tipo diferente de seio e de estrutura corporal, o que pede formas de silicone que atendem a essas características buscando harmonizar as mamas ao contorno corporal.
O médico vai analisar se você já tem um pouco de peito, se é caído ou se tem flacidez. Além disso, ele vai usar um medidor para saber o tamanho do seu tórax e com as suas medidas ele consegue saber qual deverá ser a base correta para a prótese de silicone e, assim, adequá-la perfeitamente ao seu corpo.
Perfil e formato
Há diversos tipos de próteses no mercado que se diferenciam pela altura (o quanto a mama é projetada para frente) e largura (o quanto ela preenche). As mais utilizadas são:
- Prótese Cônica ou Silicone Perfil Super Alto – os seios ficam mais projetados para frente, principalmente o mamilo e o colo fica bem marcado;
- Prótese Redonda ou Silicone Perfil Alto – preenche mais o tórax da paciente, e também preenche o colo da mama;
- Perfil Baixo e Moderado – são pouco utilizados pelos cirurgiões plásticos, com raras indicações específicas;
- Prótese Anatômica ou Silicone Formato Gota – proporciona o aumento da mama, mas sem perder o contorno natural.
Tamanho da prótese
Varia de acordo com o a altura e estrutura física da mulher,
Lembrando que na hora de escolher a prótese ideal, é necessário consultar a opinião de um especialista no assunto para que o resultado da cirurgia seja o melhor possível.
A prótese de silicone pode ser colocada por cima ou por baixo do músculo peitoral. É mais indicado colocar por cima do músculo quando a paciente tem pele e gordura suficiente para que a prótese tenha uma aparência natural, enquanto que é recomendado colocar por baixo do músculo quando a paciente não tem praticamente nenhuma mama ou é muito magra.
As cicatrizes variam com os locais onde foram feitos os cortes na pele, sendo frequente os implantes serem colocados por 3 locais: sulco inframamário (“dobra natural” embaixo dos seios), periareolar (ao redor da aréola) e axilar (na dobra das axilas). Em qualquer um desses lugares a cicatriz fica bem escondida e discreta.